Este é mais um ano de eleições e os candidatos já estão a todo vapor em campanha eleitoral. Há pouco anos surgiram empresas especializadas focadas unicamente neste tipo de projeto além das tradicionais empresas de publicidade, focadas mais na imagem pública dos candidatos e nas suas competências.

No exterior, como por exemplo França, EUA, Espanha, Portugal, entre outros países, o nível de aprofundamento já está em outro parâmetro. Campanhas como de Bill Clinton em 1992 e Barak Obama utilizaram inteligência geográfica em seu planejamento. Esta tecnologia tem avançado em muito neste segmento de mercado, visto que já é reconhecido seu potencial no planejamento estratégico de campanhas eleitorais.

O geomarketing é uma ferramenta consagrada no mercado de geotecnologias e vem sendo usado por grandes empresas no planejamento e reconhecimento territorial de mercado identificando concorrentes e potenciais consumidores. No campo politico este tipo de marketing é entendido como um conjunto de técnicas de investigação, planejamento, gestão e comunicação que são utilizados na concepção e execução de estratégias e táticas durante toda a atividades de campanha política. O geomarketing político é uma ferramenta estratégica onde o conhecimento prévio do adversário e o ambiente desempenham um papel muito importante na tomada de decisões. Com estas técnicas é possível espacializar o desempenho eleitoral de cada legenda em eleições anteriores e identificar para campanhas futuras o perfil socioeconômico do eleitor. Com isto é possível direcionar a campanha e saber onde, no espaço geográfico, se tem maior ou menor desempenho eleitoral assim como avaliar o desempenho dos adversários e gerar campanha direcionada para estes eleitores. A análise geográfica dos dados de eleições é uma ferramenta poderosa para alocar corretamente os recursos e concentrá-los em lugares onde que será mais eficaz. Alie-se aos vencedores, utilize inteligência geográfica no seu planejamento estratégico e vença a eleição.

Aproveite e conheça nosso Curso de QGIS EAD acessando este link.